quinta-feira, 14 de maio de 2009

É possível encontrar a felicidade?

Busca pela paz interior para alguns ou pelo inatingível por outros. Felicidade certamente é o que nos move, motivo pelo qual vivemos,  afinal estamos sempre estamos tentando encontra-la. Mas será que é possível?
Na Grécia antiga o ócio era algo saudável e privilégio da alta sociedade, devido a esse tempo ocioso surge as indagações sobre tudo o que nos cerca, a filosofia, e uma das dúvidas é: o que é a felicidade, que facilmente pode ser descrita pela religião por um estado de espírito, explicado pela biologia como o momento que liberamos endorfina, ou seja, ela existe e pode ser alcançada.

A felicidade existe, porém é inconstante. Pensando em felicidade logo associamos a metas, e quando alcançamos chegamos a felicidade, mas ela não está apenas na conquista, mas sim no caminho percorrido e como tal, existem buracos, que podemos definir como períodos de tempo em que temos um problema, que logo desaparece quando o solucionamos.
Levando em consideração a inconstância da felicidade podemos associar a  Lao Tse, criador da filosofia do Tão, ele explica que a vida é uma balança, em que um lado temos as coisas boas e as coisas ruins, algo e seu oposto e isso é que dá a vida a continuidade, o sentido e a eternidade de um ciclo. E assim entende-se a felicidade; momentos bons e ruins se completando, interagindo um com o outro, nos fazendo chegar ao Tao, (o caminho, o equilíbrio) logo entende-se que a felicidade é a soma de situações que nos faz chegar ao momento presente e que nos leva ao futuro.E para apreciarmos esse momento é necessário saber que quando se leva em conta a vida, as coisas pequenas, as dificuldades, o próprio fato de estar vivo é certamente o entendimento o que é a felicidade e a ciência de que para alcança-la precisamos encontrar problemas.

Por fim, a felicidade é algo definido e alcançável, um caminho a ser trilhado, com tropeços e recomeço, fazendo entender que a essência da vida está em conseguir juntar opostos, o que gera a apreciação de cada instante de vida.

2 comentários:

Danilo disse...

Você colocou *--*

Nádia disse...

ahh que bonito =)..eu diria mais uma coisa: a felicidade não pode ser conquistada caminhando-se sozinho ;)