quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Teoria da Conspiração: Dom Casmurro

Todos conhecem a famosa história de Capitulina e Bento Santiago, escrita por Machado de Assis. A História deixa todos os seus leitores intrigados sobre a possível traição de Capitu, que contando todas evidencias dessa traição, prós e contras, a duvida ainda persiste.

Mas como tudo pode haver uma teoria da conspiração, o Forever Ornitorrincos encontrou uma.
Analisando o livro, veremos que Bentinho, só surta desconfiando da traição depois da morte de seu amigo Escobar (que era a última peça do triângulo amoroso entre Capitu e Bentinho). Mas será que esse ciúme era mesmo por causa da Capitu, ou o ciúme era pelo Escobar?
Eles se conheceram no seminário, viraram melhores amigos, ficam íntimos e dessa amizade pode ter surgido um amor. E Bentinho tinha que se dividir entre dois amores: Capitu e Escobar.
Capitu foi seu primeiro amor, a mulher que o livrou do seminário do qual ele não queria, então era grato a ela de ter tirado-o de lá, por outro lado lá conheceu Escobar, que também não pretendia se tornar padre. Capitu também era adorada pela mãe de Bentinho, Dona Glória, e era mulher. Naquele tempo não podia nem se pensar num relacionamento homossexual.
Então depois da morte de Escobar, Bentinho vê que não deu devida atenção para o seu grande amor, e surta. Ele vê em seu filho o homem que sempre amou: Escobar. Ele não acredita que ficou sozinho, começa a desprezar Capitu, colocando em sua mente que ela o traiu, pois que na verdade traiu foi Bentinho, que não quis ficar com Escobar. Ele não suportou e assim se tornou teimoso, não queria ver a verdade.


Ao fim sua mulher vai embora com seu filho, e Capitu morre.
Ezequiel, seu filho, volta para morar com o pai, e ele vê que seu filho é a cara de seu amor, Escobar, ele já tinha presenciado que esse fenomeno das pessoas parecerem umas com as outras como por exemplo Capitu parecer a mãe da Sancha, esposa de Escobar. Ele fica desesperado, tendo que ver aquele rosto de novo, todo o passando voltando a tona como se o tivesse condenando por não ter feito o que seu coração quisesse que ele fizesse.
Por fim, Ezequiel, que é formado em arqueologia, pede dinheiro emprestado ao pai para fazer algumas escavações com amigos e Bentinho pergunta: "De que sexo são esses amigos?", Ezequiel responde: "As mulheres não entendem as ruínas". Bentinho queria saber, se o filho sentia o mesmo que ele sentia, a atração por homens, que é teoricamente confirmada com uma resposta vaga do filho.
Por fim Ezequiel também morre, e Bento Santiago fica sozinho, pois de tão teimoso fica sendo um Dom casmurro, até a hora de sua morte.

No final de tudo, Capitu nunca traiu Bentinho.

5 comentários:

Leo Northman disse...

Pelo menos tem sentido!

squilljv disse...

ahusasa gostei, nao li porem apoio voce! ahaha

squilljv disse...

ow eu fiz um toque de celular com aquelas gravações ahahaha

Helton H. Noguti disse...

huauauahuaHUAHihsuaiehiuhdnsakdnsadknsad
ja te disse que se você leva isso na academia brasileira de letras eles te matam

squilljv disse...

Agora li o livro, eu acho que sua teoria da conspiração está meio exagerada, mew, ta na cara que o filho é do Escobar, Capitu Putinha. ahaha