terça-feira, 10 de maio de 2011

[biografia] - Convença-me

Se atrasara na escola devido a uma reunião e última hora e isso fizera que um garoto atravessasse a cidade correndo para chegar ao restaurante, tinha medo que desperdiçasse sua oportunidade de fazer sua tese com uma figura tão ilustre, mas ao chegar viu o velho escritor sentado a uma mesa tomando uma taça de vinho. 
- O senhor tem reserva? - perguntou o Maître
- Sim, com aquele senhor ali, almoçarei com ele.
- Ah sim, ele deixou avisado sobre o senhor, por favor - e fez menção para o jovem continuar.
Acanhado ele caminhou até o velho que se deliciava com seu vinho, ao ver que já tinha tomado mas da metade da garrafa ruborizou-se.
- Não precisa ficar assim, eu sempre me atrasei a compromissos a vida toda, meus amigos começavam até a chegar atrasado, ou me enganavam quanto ao horário, chegando eu uma hora antes. Mentira, mesmo assim eu chegava atrasado. O fato é que o atraso é apenas uma forma de lutar contra a essa forma de vida acelerada que a humanidade inteira leva. Sempre me atrasei, enquanto viver vou me atrasar, e não faço questão de perder meus compromissos por atraso, nem amigos, já perdi alguns por causa do atraso.
- Mas hoje o senhor não atrasou.
- Na verdade você que atrasou mais que eu.
- E a garrafa de vinho quase acabando - e fez um olhar critico a garrafa.
- Eu gosto de beber.
O garoto se sentou na frente do velho, numa mesa pequena, redonda, com uma toalha de mesa vinho. Pela primeira vez ele viu o velho, e não olhou como apenas fazia, ele usava um chapéu marrom, seus cabelos grisalhos, quase brancos, desciam pelo rosto até seu ombro, suas rugas eram poucas apesar de sua avançada idade, não usava mais barba como fazia quando era jovem, e um par de óculos de aros grossos e pretos completava sua feição.
- Dorian Gray – disse o velho do nada.
- Perdão?
- Não pareço tão velho por causa do quadro que tem em casa, mas ele já envelheceu tanto que começou a passar para mim – os dois riram – Mas me diga o que você quer de mim?
- Bom primeiramente...
- Sem rodeios – o velho o cortou
- Ok! Uma biografia, quero todos os detalhes sórdidos de sua vida, tudo! E com esse material relacionar as suas obras e fazer minha tese, além de publicar também sua biografia, se tiver sua autorização.
O Velho pensou por um instante.
- Me convença então – disse o velho olhando para o rapaz de esgoela.
- Bom... para as pessoas que você é um humano e não somente um escritor inalcançável, que não é considerados semi-deus, que qualquer um pode se tornar alguém como você, que qualquer pode ter uma vida que é considerada “errada” pela sociedade e mesmo assim crescer profissionalmente, socialmente, psicologicamente.
- Tudo bem, me convenceu, agora vamos almoçar que estou morrendo de fome.
Escolheram o almoço, conversaram sobre coisas cotidianas, procurando se conhecer e se deliciaram com o almoço pago pelo velho. Do mais, não conversaram mais nada sobre o projeto dos dois.

Nenhum comentário: