terça-feira, 29 de março de 2011

O Efeito Rousseau

Ao ler O Terceiro Travesseiro, de Nelson Luiz de Carvalho, acreditei cegamente na sua narrativa, o autor, que se diz apenas transcrever a história, relata detalhadamente o caso de amor entre os jovens Marcos e Renato, assim como a relação do protagonista, Marcos, com seus pais e Beatriz, esta que forma um triângulo amoroso com Marcos e Renato . Sim, o romance tem uma temática gay. Porém, ao fim do romance uma tragédia ocorre e põe um fim trágico a estória.
No século XVIII Jean-Jacques Rousseau escreve um best-seller para a época, la Nouvelle Héloïse (A Nova Heloísa), um romance episcopal, originalmente em seis volumes, que é formado por cartas e bilhetes trocados pelos amantes. A técnica que Rousseau usa neste romance é dizer que ele não o escreveu, mas que é apenas o editor, ou seja, as cartas,os personagens são reais, ele só organizou-as em formato de livros. Com isso muitos leituros acreditavam cegamente que as cartas, os personagens realmente existiram e isso fazia do romance mais próximo da realidade, fazendo com que os leitores tomassem as dores dos personagens. Alguns leitores mandavam cartas ao autor para saber onde encontrar esses personagens que mudaram suas vidas, e o mesmo aconteceu aos leitores de O Terceiro Travesseiro.
Vemos então que Nelson Luiz de Carvalho utiliza os mesmo elementos que Rousseau utilizou em A Nova Heloísa, o amor dos personagens impregna nossa alma, deixando-os inesquecíveis, e por isso queremos acreditar que são reais, que o amor existe e que pode estar presente na nossa vida assim como no romance.

Nenhum comentário: